Período para inscrições de projetos para revitalizar o prédio do Clube dos Ferroviários está aberto

Estão abertas as inscrições de projetos para a revitalização do prédio da Associação dos Empregados da Viação Férrea – o conhecido Clube dos Ferroviários –, na Vila Belga. Podem participar equipes técnicas coordenadas por arquitetos. O concurso público tem abrangência nacional e é promovido pelo Governo do Estado por meio do projeto Iconicidades. A iniciativa busca fomentar a economia e a cultura do Rio Grande do Sul com a recuperação de espaços históricos. Santa Maria foi uma das cinco cidades contempladas, ao lado de Pelotas, Rio Grande, Cachoeirinha e São Leopoldo.

As inscrições podem ser feitas pelo site concursoiconicidadessantamaria.org até 15 de junho. A proposta escolhida será aquela que melhor contemplar o objetivo do Município para o Clube dos Ferroviários.

A Prefeitura pretende que a estrutura, atualmente interditada, seja um Centro de Inovação e Economia Criativa, isto é, um ambiente adequado para o desenvolvimento do espírito colaborativo, para a inclusão de jovens e a inserção deles no mercado de trabalho e, ainda, para o ensino das artes. No site do Iconicidades, há vídeos do imóvel e do entorno, que foram feitos durante uma visita da equipe do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS) na edificação. O material pode servir de subsídio para as ideias dos profissionais concorrentes. O IAB-RS presta consultoria para o Governo do Estado no Iconicidades.

A comissão julgadora do concurso de Santa Maria é composta pelos arquitetos Flavio Kiefer, Maria Edwiges Sobreira Leal, Francisco Queruz, Adriana Soares, Lídia Rodrigues e, como suplente do grupo, Andréa Hamilton. Eles atuam em setores relacionados a intervenções em patrimônios históricos.

“Essa é mais uma etapa que precisamos vencer com sucesso para alcançarmos o objetivo de transformar o nosso Centro Histórico. Para isso, conclamamos a participação dos arquitetos. Queremos ter o prédio revitalizado para que a população se aproprie dele e o utilize com bastante frequência, dando vida ao patrimônio histórico”, afirma o vice-prefeito Rodrigo Decimo, que está à frente da implementação do Distrito Criativo Centro-Gare.

PREMIAÇÃO

Os projetos deverão ser desenvolvidos em nível de estudos preliminares e entregues até 23 de junho. As três melhores propostas serão premiadas com R$ 20 mil, R$ 15 mil e R$ 10 mil, do primeiro a terceiro lugar, respectivamente. Os autores da proposta que ficar melhor colocada serão contratados pelo Governo do Estado para desenvolver os projetos executivos completos. O valor do contrato a ser firmado é de R$ 639.743,88. A divulgação dos resultados está prevista para 18 de julho. A realização das obras será custeada pela Prefeitura de Santa Maria.

O Clube dos Ferroviários é reconhecido oficialmente pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Bem do Patrimônio Cultural Ferroviário e é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae).

Texto: Rafael Favero (Mtb: 20.291)
Fotos: Divulgação Iconicidades, Rafael Favero (Mtb: 20.291) e Alex Caceres (Prefeitura)

Notícia Elaborada pela Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria