Revitalização da Vila Belga
A Revitalização da Vila Belga faz parte de um conjunto de ações desenvolvidas dentro do Distrito Criativo Centro-Gare, projeto esse que visa reafirmar a importância do Centro Histórico do Município de Santa Maria pelo viés da inovação, estímulo à economia criativa e conservação do patrimônio histórico e cultural do município.
A Vila Belga faz parte do Sítio Ferroviário de Santa Maria, patrimônio tombado em três instâncias por sua importância histórica municipal, estadual e nacional. O conjunto habitacional, criado em 13 de abril de 1907, reúne 84 casas e cerca de 350 moradores. Desde a construção até os dias atuais, o local passou por mudanças, sendo utilizado como espaço de domicílio, educação, cultura e empreendedorismo.
O projeto de revitalização prevê a instalação de novos bancos, lixeiras e floreiras que, com design contemporâneo, promovem a consonância entre a inovação do Distrito Criativo Centro-Gare e a preservação do patrimônio do município. O estilo dos novos mobiliários urbanos seguem a mesma linguagem dos projetos da revitalização do Calçadão Salvador Isaias e da revitalização da Avenida Rio Branco, estabelecendo identidade ao Centro Histórico do Município de Santa Maria.