O Iplan
Equipe
Presidência
A Presidência do IPLAN é responsável pela orientação, coordenação e supervisão das atividades e entregas do Instituto, conforme as normativas da administração pública municipal, bem como as pertinentes à autarquia. Nas suas atribuições, o Presidente exerce a função política e institucional de planejamento, monitoramento, integração e avaliação de políticas públicas, além de assessorar o Prefeito e colaborar com outros gestores municipais nos assuntos de competência do IPLAN.
Vice-Presidência
A Vice-Presidência é responsável por auxiliar o Presidente a dirigir, organizar, orientar, controlar e coordenar as atividades do IPLAN, promovendo o diálogo intersetorial dentro do Instituto, assim como com as demais Secretarias da estrutura administrativa da Prefeitura Municipal.
Assessoria
A Assessoria é responsável por assessorar a Presidência em audiências, reuniões e eventos e apoiar no planejamento e desenvolvimento de ações do IPLAN.
Diretoria Administrativa
A Diretoria Administrativa é responsável por planejar, coordenar e orientar as atividades relacionadas às áreas administrativa, financeira e de gestão de pessoas; coordenar a aplicação de normas internas, portarias, gestão de contratos e serviços de licitações, fiscalização de contratos, convênios, coordenar o plano de aquisições, o sistema de material e a logística, além de coordenar a execução orçamentária, contábil e financeira do IPLAN.
Diretoria de Planejamento Urbano
A Diretoria de Planejamento Urbano é responsável por coordenar a elaboração, a revisão e a atualização da legislação urbanística municipal, promover a integração entre os instrumentos de planejamento municipal e suas atualizações, realizar a análise de Estudos de Impacto de Vizinhança (EIV) e definir diretrizes para projetos de parcelamento do solo e projetos de grande impacto.
Diretoria de Informações
A Diretoria de Informações é responsável por identificar e propor soluções estratégicas de aplicação de tecnologia da informação e comunicação de dados para dar suporte às atividades do Instituto, coordenar a implantação e gerir o Sistema de Informações Geográficas de Santa Maria; propor a política de geoprocessamento da gestão municipal; prestar consultoria técnica a outros órgãos e entidades da administração pública, bem como fornecer informações à sociedade.
Diretoria de Desenvolvimento Integrado
A Diretoria de Desenvolvimento Integrado é responsável por gerenciar, prospectar e fomentar iniciativas e projetos estratégicos, de impacto e relevância para o planejamento urbano de Santa Maria, elaborar e atualizar o Caderno de Encargos, além de articular e assessorar na elaboração de projetos especiais para o Município.