Imprimir Fechar
você está em    Projetos  

Parques para Santa Maria

O Município, através do Instituto de Planejamento de Santa Maria (Iplan), desenvolve o Parques para Santa Maria. O programa surge pela necessidade de implantação do Sistema de Áreas Verdes - proposta de desenvolvimento de diversos projetos de parques na área urbana do 1º Distrito (sede do Município).

O Parques para Santa Maria nasce com o objetivo de instituir a política de manejo dos recursos naturais urbanos do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (PDDUA).

Segundo a Lei de Uso e Ocupação do Solo, Parcelamento, Perímetro Urbano e Sistema Viário do Município de Santa Maria (LUOS), o território municipal apresenta áreas especiais naturais, definidas e delimitadas, as quais estão classificadas em Áreas de Conservação Natural e Áreas de Preservação Permanente.

Santa Maria está localizada num local de grandes valores naturais, a serra ou rebordo do planalto, os morros testemunhos, a riqueza da rede hidrográfica, a interface do planalto com a região da depressão e todo seu entorno, o qual requer ser conservado pelos atrativos turísticos e recreativos, mas sobretudo, por seu papel econômico para o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida da população.

Embora localizado em um sítio de grande beleza paisagística e ambiental é deficitário de áreas verdes públicas. A carência de espaços verdes destinados ao lazer, recreação, pratica desportivas e contemplação da natureza é evidente na cidade.

O crescimento urbano desordenado e o grande número de assentamentos em áreas impróprias, como encostas de morros e margens de cursos d’água, aumentam a deterioração ambiental no município. Existe a necessidade urgente de preservar e conservar os patrimônios naturais, históricos e culturais santamarienses. Assim, a implantação de parques urbanos e áreas recreativas em áreas de preservação
ambiental, cultural e de valor paisagístico são fundamentais para a manutenção da qualidade de vida urbana.

Projetos de Parques Municipais

1 - Parque do Morro
2 - Parque da Barragem
3 - Parque do Vacacaí
4 - Parque do Distrito Industrial
5 - Parque Joquey Club
6 - Parque Rede Ferroviária
7 - Parque Nonoai (Cacism)
8 - Parque Natural São Vicente Pallotti
9 - Parque da Alemoa
10 - Parque Camobi
11 - Parque dos Morros Testemunhos

Todos os parques previstos para o Programa Parques para Santa Maria tem como objetivos comuns:
* Criar uma nova concepção urbanística em relação às áreas verdes e de preservação permanente;
* Qualificar e valorizar os espaços verdes e a paisagem natural, dando uso sustentável;
* Disponibilizar espaço de lazer e recreação para a comunidade, proporcionando saúde e bem-estar para a população;
* Criar um sistema de áreas naturais e espaços livres, com desenvolvimento sóciocultural e amenizadores da estrutura urbana adensada;
* Requalificar a paisagem urbana;
* Potencializar o turismo local;
* Definir zoneamento urbanístico e ambiental, a fim de garantir um convívio harmonioso entre as áreas de uso intenso dos parques e as áreas protegidas;
* Promover espaços que atendam os princípios de acessibilidade universal.

  • Pórtico de entrada do Parque São Vicente Pallotti

    Pórtico de entrada do Parque São Vicente Pallotti

  • Pórtico de entrada do Parque do Jockey Club

    Pórtico de entrada do Parque do Jockey Club

Dynamika