Gare da Viação Férrea é do município. Prefeito assinou cedência da área com União e Iphae

O Prefeito Cezar Schirmer assinou na tarde desta quinta-feira (30), em Porto Alegre, o termo de cedência  de toda a área da Gare da Viação Férrea. O documento, que transfere ao município o conjunto de prédios situados no final da Avenida Rio Branco, foi assinado por representantes da Secretaria de Patrimônio da União e Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico Nacional (Iphan). A partir dessa data podemos afirmar que a Gare pertence ao município", celebrou Schirmer.

O chefe do Executivo acrescenta que a partir da cedência da área, a Prefeitura poderá agilizar o andamento de projetos que visama  recuperação e revitalização do patrimônio histórico tombado. "Finalmente, após muitos anos, estamos assumindo, de fato, esse importante conjunto arquitetônico", acrescentou o prefeito.

A cedência do local vai ao encontro da política de revitalização do Centro Histórico de Santa Maria, que já contemplou importantes iniciativas, como a revitalização de toda a Avenida Rio Branco e Vila Belga. "Vamos continuar trabalhando para transformar a Gare num local convívio social e contemplação do patrimônio ferroiário da cidade", concluiu o prefeito.

Texto: Fabricio Minussi (MTB 11.110)/ Prefeitura Municipal

Fotos: Felipe Pires / Prefeitura Municipal