Do planejamento para a galeria: Projeto de Revitalização da Gare compõe primeira exposição sobre produção arquitetônica no município

O Instituto de Planejamento de Santa Maria (IPLAN) participa de exposição durante o mês de julho no Monet Plaza Shopping. A iniciativa “Produção Arquitetônica Contemporânea de Santa Maria" é do Núcleo Santa Maria de Arquitetos do Brasil (IAB) e conta com a aprovação da Secretaria de Município de Cultura. A exposição tem como objetivo fomentar a divulgação da produção arquitetônica de nossa cidade. O IPLAN participa com quatro painéis que expõem o projeto multimodal de Revitalização da Estação Ferroviária de Santa Maria.

A Gare, como é conhecida há muitos anos, se tornou símbolo local, pois o contexto social da cidade foi desencadeado a partir da estação ferroviária referência como o maior complexo ferroviário do centro do Rio Grande do Sul.

Para o presidente do IPLAN, o engenheiro Francisco Severo, a comunidade deve conhecer os projetos elaborados para a melhoria da cidade e a importância destes espaços. “A revitalização da Gare é uma busca necessária para o bem estar de nossa cidade, enquanto área de sociabilidade e preservação do patrimônio histórico”, afirma. Ainda de acordo com Severo, “o reconhecimento é essencial para que o município consiga desenvolver outros projetos e participar de programas que tragam recursos para serem aplicados naquela região”.

Os painéis exibidos pelo IPLAN integram o eixo “Intervenção em Patrimônio Histórico”. O material é uma síntese do projeto que pretende atender a comunidade em diferentes épocas mas sem perder a essência enquanto patrimônio.

Além deste, outros eixos temáticos serão expostos sob a supervisão e elaboração de escritórios de arquitetura. São eles: arquitetura residencial unifamiliar, residencial multifamiliar, interiores e comercial.

A Estação Ferroviária de Santa Maria é um registro da formação da cidade e foi reconhecida nacionalmente como patrimônio histórico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 2014.

Nesta quinta-feira (30), foi anunciada a cedência de toda a área da Gare da Viação Férrea para Santa Maria. O documento assinado por representantes da Secretaria de Patrimônio da União e pelo Iphan transfere ao município o conjunto de prédios situados no final da Avenida Rio Branco.

Agora Santa Maria já pode afirmar: a Gare é nossa.

Prestigie!

Exposição “Produção Arquitetônica Contemporânea de Santa Maria"

Quando: de 1º a 31 de julho

Horário: segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 11h às 19h