Projeto Urbanista Mirim é selecionado como finalista no Prêmio CAU/RS

O projeto Urbanista Mirim de Santa Maria foi selecionado para participar, junto a excelentes projetos, do Prêmio CAU/RS.

Promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul, o Prêmio CAU/RS tem por objetivo identificar e valorizar, de forma honorária, iniciativas que tenham contribuído para a promoção e valorização da Arquitetura e Urbanismo no Estado.

O projeto “Urbanista Mirim”, desenvolvido em parceria com o SESC/SM, foi indicado por conselheiros do CAU/RS, presidentes e representantes de entidades, logo, selecionado pela comissão julgadora do evento.

Até dia 06 de dezembro, todos os arquitetos e urbanistas registrados no CAU/RS, poderão votar e escolher o grande vencedor do Prêmio Destaque CAU/RS 2020 (Prêmio Briane Bicca). Link: https://www.caurs.gov.br/premiocaurs/participantes/

A equipe do Instituto de Planejamento de Santa Maria – IPLAN, agradece a indicação, e deseja vida longa ao Urbanista Mirim em Santa Maria

O Projeto Urbanista Mirim

A fim de reforçar a presença do Instituto de Planejamento de Santa Maria - IPLAN na cidade, através de um modelo de gestão, foram criados grupos de trabalho com temas pertinentes e necessários. Os grupos de trabalho funcionam de maneira paralela as demandas diárias do Instituto, os participantes são voluntários para que possam trabalhar com temas de seu maior interesse. O Urbanista Mirim, então, se insere nesse contexto, sendo um dos grupos de trabalho do IPLAN.

O projeto Urbanista Mirim, surgiu através de reflexões acerca do Plano Diretor de Desenvolvimento Territorial de Santa Maria, o qual dentro das suas Políticas, Planos, Programas e Projetos tem como Plano Estratégico - que objetiva a complementariedade das Políticas Urbanas - o Plano Cidade Amiga das Crianças.

Como referencial prático temos o Projeto Urbanista Mirim de Curitiba, articulado pelo Instituto de Planejamento de Curitiba – IPUC. Este, foi um projeto de consulta para a revisão do Plano Diretor da cidade. Trabalharam com os estudantes da rede municipal de ensino o tema base: “Como quero que Curitiba seja nos próximos 10 anos?”

Pensamos que precisamos começar a mudar nossa postura sobre o papel das crianças no espaço público e dentro da participação cidadã, otimizando recursos e criando espaços onde elas não apenas possam se reunir para brincar com a supervisão de algum adulto, mas oferecer novas atividades onde a presença dos adultos sirva como uma mediação, e não uma autoridade.

É necessário perceber o espaço urbano como um lugar lúdico: um rio que estava escondido e reaparece, uma escadaria que também serve para encontrar os amigos, ruas onde a regra é brincar, uma praça que vive se transformando.

Para isso, junto ao SESC, pudemos colocar em prática o projeto-piloto do Urbanista Mirim, através de atividades, como mapas mentais, desenhos de percepção do entorno, caminhadas para apresentar parte da história da cidade de Santa Maria, etc.

O projeto tem como objetivo, analisar e compreender a percepção das crianças em relação a cidade, em relação ao espaço onde vivem, o que é importante para cada uma, e dessa forma, poderemos direcionar nossas diretrizes e projetos a fim de incluir as crianças como parte integrante do espaço urbano.