• medianeira.jpg
  • concha_acstica.jpg
  • Santa_Maria_Vila_Belga_Rua_Beck_01.jpg
  • 26-_FotoDeSantaMaria_1208_Ronald_Mendes.jpg
  • Praa_saldanha_marinho_em_Santa_Maria.jpg
  • 52829503162_7dc2e36777_o.jpg
  • euamosm.jpg
  • 52117249441_067c55f09d_o.jpg
  • 52830082811_289f657736_o.jpg
  • quadra_itaimb.jpg

 
Com o apoio da Prefeitura, Santa Maria será sede neste sábado (13), da Fase 3 – Regional Sul da 1ª Edição da Olimpíada Brasileira de Satélites MCTI  (OBSAT). A olimpíada científica de amplitude nacional foi idealizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), organizada pela  Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) com apoio e parceria da Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais  (INPE/MCTI) e da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), da Universidade de São Paulo (USP). 
A OBSAT MCTI tem o objetivo de promover experiências teóricas e práticas em projetos de satélites de pequeno porte, difundindo a cultura aeroespacial  para estudantes e professores de instituições de ensino da educação básica à universidade. A participação ocorre pela inscrição de equipes compostas por  2  a 4 estudantes e um tutor que deve ser maior de 18 anos que estão organizadas em três categorias: Nível 1 – Ensino Fundamental II; Nível 2 – Ensino  Médio e Técnico; Nível 3 – Ensino Superior.
 
 
O evento conta com 4 fases principais, sendo a fase 3 a etapa regional, sediada no Santa Maria Tecnoparque neste sábado (13). Esta etapa consistirá na avaliação e aferição dos protótipos para um possível lançamento por balão estratosférico, sendo no mínimo três equipes selecionadas (uma de cada categoria), além disso serão classificadas as melhores equipes que prosseguirão para a Fase Nacional, de adequação de projeto para um lançamento por foguete suborbital.
Na fase 1, as equipes participantes tiveram como objetivo propor aplicações e soluções de problemas usando satélites ou soluções para construir satélites e seus subsistemas, já na fase 2 estas equipes trabalharam na montagem de seus protótipos com base na posposta criada na primeira fase.
Além da OBSAT MCTI ocorrerá a partir das 14h, dentro da programação do evento aberta ao público, mais uma edição do Bate Papo Astronômico que terá a temática “Curiosidades da Astronomia” com palestra do Diretor do Departamento de Promoção e Difusão da Ciência do MCTI, Daniel Fonseca Lavouras.
O Bate Papo Astronômico é uma inciativa que surgiu em dezembro de 2019 com objetivo de promover e difundir a ciência, com ênfase em áreas de astronomia, astronáutica e meteorologia por meio de evento presenciais e on-line, promovendo o diálogo entre cientistas e os mais variados públicos.

 

 

Texto: Luiz Gustavo Pereira Dartora (estagiário)
Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo
Prefeitura Municipal de Santa Maria